O líder é a pessoa que outras pessoas querem seguir
As pessoas querem seguir o líder porque ele tem uma visão. Ele sabe para onde está indo e as pessoas que o seguem se aderem à essa visão.
O líder é uma pessoa que opera num plano criativo, é uma pessoa que entende quem é. Em outras palavras, o líder lidera a si mesmos, porque se ele não souber guiar a si mesmo nunca guiará ninguém.
O objetivo da maioria dos líderes é fazer com que as pessoas o vejam como um bom líder.
Mas, o objetivo do líder eficaz é fazer com que as pessoas pensem bem sobre si mesmas.
Faça as pessoas se apaixonarem por si mesmas. Ajude-as a entender quem são e você nunca terá problemas em aumentar e manter a produtividadeda equipe.
"A atitude é filtrada de cima para baixo, se o líder tem boa atitude, todos têm. Você não eleva a motivação da equipe, ela é seguida a partir do líder. Mantenha-se em sintonia com o lado mais positivo da sua personalidade,”
Earl Nightingale
Como organizar as equipes de forma que produzam saltos quânticos em todos os setores da empresa
Uma equipe é formada por um grupo de pessoas, cinco, seis, oito ou mais. Vamos supor que todos têm uma autoimagem muito poderosa e que realmente entendem a verdade sobre sua personalidade.
Essas pessoas não competem, elas criam.
Elas entenderam que a equipe tem uma imagem da mesma forma que uma empresa tem uma imagem, e assim como um indivíduo tem uma imagem, também acontece com uma equipe.
Quando isso acontece essa equipe não pode ser derrotada, porque seus membros não estão competindo, eles estão criando e por isso se tornam uma força muito poderosa.
Quando uma empresa tem uma equipe assim é o mesmo que conectar um monte de baterias, tem muito mais poder. Desta forma você tem uma equipe com uma cultura coletiva muito positiva, onde todos querem fazer parte.
Por outro lado, quando uma empresa tem um grupo de pessoas onde alguns tem uma boa imagem, enquanto outros uma imagem muito inferior. Onde alguns podem ser muito competitivos e outros não. Então, certamente, a empresa tem uma equipe fracionada.
Uma pessoa está indo por um caminho, outra por outro. A empresa não tem um time, tem apenas um grupo de pessoas juntas que dizem que estão trabalhando no mesmo projeto, mas não estão trabalhando juntas.
Essas empresas nunca chegam muito longe.
Mas existem empresas cujas equipes caminham juntas e entendem esse conceito.
Elas criam um ambiente que é propício para o desenvolvimento de equipes poderosas. Com isso constroem uma cultura coletiva muito positiva, onde todos querem fazer parte.
E quando você reúne um grupo de pessoas em espírito de harmonia, você tem uma das forças mais poderosas no mundo inteiro. E todos eles estão trabalhando por um objetivo.
E essas empresas continuam crescendo.
Por isso eu digo que o líder é a pessoa mais valiosa, porque tudo flui do
líder. É uma pessoa que opera num plano criativo, é uma pessoa que
entende quem é. Em outras palavras, o líder lidera a si mesmo, porque
se ele não souber guiar a si mesmo nunca guiará ninguém.