A maioria das pessoas passam pela vida como sonâmbulos. Levantam-se e vão para o trabalho todos os dias. Criam a família, relembram o passado e se preocupam com o futuro. Mas através de toda essa atividade, essas pessoas nunca estão realmente acordadas.

No entanto, suas vidas seriam muito diferentes se elas estivessem cientes de sua união com o poder espiritual que está constantemente fluindo em sua mente. Então, em vez de caminhar em um estado de inconsciência, elas seriam capazes de criar um incrível poder mental e foco.

Os grandes pensadores compartilham a capacidade de acessar naturalmente este poderoso estado mental. Qualquer pessoa pode interromper todas as distrações e se tornar totalmente conectada com a inspiração e a imaginação que estão sempre dentro delas.

Se você não consegue se livrar facilmente das distrações e usar a sua criatividade para crescer, uma das melhores maneiras de cultivar essa habilidade - e viver uma vida mais desperta - é através da meditação.

POR QUE MEDITAR?

Antes de seguirmos, quero esclarecer que a meditação pode ter um significado diferente para pessoas diferentes.

Por exemplo: alguns consideram a meditação uma forma de oração. Outros usam o termo para descrever algumas atividades em sua vida. Alguns dizem que a música é sua meditação, ou que a jardinagem ou a arte é meditação. E é claro, que para muitos a meditação é sentar confortavelmente com os olhos fechados enquanto esvaziam sua mente para alcançar paz interior, relaxamento ou mesmo uma experiência de Deus.

Para mim, a meditação significa consciência. Sempre que fazemos algo com consciência, é meditação. Claro que podemos relaxar sentados confortavelmente com os olhos fechados enquanto observamos nossa respiração (vou dar um exemplo de como fazer isso em um minuto).

No entanto, também podemos ouvir os pássaros cantando ou uma cachoeira. Enquanto essas atividades estiverem livres de qualquer outra distração, é meditação efetiva.

Quando pensamos assim, a meditação se torna menos uma técnica e mais um modo de vida. Isso nos leva a um estado de quietude ou um estado de consciência. E é quando nossa mente está livre de pensamentos dispersos.

Quando Albert Einstein desenvolveu a teoria da relatividade, ele estava operando a partir desse estado de consciência focalizado. Thomas Edison estava operando a partir desse mesmo estado quando inventou a lâmpada. Quando Steve Jobs surgiu com os elegantes projetos da Apple, ele também estava operando a partir de um estado de quietude.

A meditação nos permite experimentar esse estado com mais frequência. Ele limpa a desordem - de modo que as distrações não roubam nossa atenção do poder que está sempre fluindo para nós e através de nós.

Fornece solo fértil em que podemos usar nossas faculdades superiores: a vontade, a imaginação, a intuição, a memória, a percepção e a razão - para originar, nutrir e desenvolver grandes ideias.

Estar dentro e operar a partir desse estado lhe dá acesso ao grande refúgio que, fornece todas as soluções criativas e todas as ideias inovadoras que você precisa e deseja.

Meditação – A Porta de Entrada Para Viver Uma Vida Feliz, Saudável e Abundante

A maioria das pessoas sabe que a meditação acalma a mente e reduz o estresse e a ansiedade. Mas existe uma série de benefícios adicionais que você pode não estar ciente.

Dê uma olhada na lista abaixo, que você verá que a meditação é uma ferramenta incrivelmente poderosa que pode transformar quase todas as áreas da sua vida:

  1. Aumenta o foco mental e a concentração
  2. Retarda o processo de envelhecimento
  3. Reduz a pressão arterial
  4. Restaura / muda o cérebro, incluindo o crescimento em algumas áreas
  5. Melhora a criatividade e a capacidade de resolução de problemas
  6. Melhora a sua vida sexual
  7. Aumenta a produtividade
  8. Reduz a necessidade de medicamentos e produtos farmacêuticos
  9. Produz um estado de relaxamento profundo
  10. Aumenta os níveis de felicidade
  11. Fortalece o sistema imunológico
  12. Acelera a cura após a cirurgia

Eu não sei sobre você, mas acho excitante que possamos experimentar todos esses benefícios mentais, físicos e emocionais simplesmente sentando-se por 20 minutos por dia (e tem mais).

Claro que o principal objetivo das pessoas quando se sentam para meditar é alcançar um ponto de inconsciência. Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a chegar "lá" com mais frequência.

O Que Fazer e o Que Não Fazer Quando Sentamos Para Meditar?

Encontre um lugar tranquilo e confortável, onde você possa se sentar sem ser perturbado ou interrompido por pelo menos 20 minutos.

  1. Sente-se e fique confortável. Isso ajuda a manter suas costas tão retas quanto possível.
  2. Feche seus olhos e simplesmente tome consciência de sua respiração enquanto você inspira e expira. Você também pode se concentrar em um som ou repetir um mantra.
  3. Não tente esvaziar sua mente (é aqui que muitas pessoas erram). Não fique repetindo coisas como: "Devo parar de pensar". Em vez disso, deixe vir os pensamentos, sentimentos e quaisquer emoções que você estiver sentindo sem julgar. Esteja em paz com eles.
  4. Da mesma forma, se você prestar atenção em algum som em outro ambiente: sirene, cachorro latindo, pessoas falando, etc... Não fique frustrado. Basta voltar a prestar a atenção na sua respiração assim que você perceber que sua mente vagou.
  5. Se uma mosca zunir no seu ouvido ou picar você, espante-a para longe. Ou se você tiver uma coceira, coce.  Se você ficar enfurecido por causa da mosca ou da coceira, isto poderá ser tão perturbador que você nunca poderá entrar em um estado de silêncio. Ao resolver o problema, você estará eliminando a distração e se permitindo avançar com sua meditação.

À medida que você continua confortavelmente sentado, observe sua mente e preste atenção na sua respiração, nos seus pensamentos, na sensação do seu corpo e nas suas emoções. Cada vez que você percebe que sua mente está distraída, volte a observar sua respiração ou a repetir seu mantra.

E então, de vez em quando, os sons desaparecerão. As sensações desaparecerão. E os pensamentos desaparecerão.

O que sobrou?

VOCÊ. Espírito puro.

Mas você não pode tentar chegar lá. Você deve deixar isso acontecer.

E se você alcançar esse estado de tranquilidade, você ficará tão feliz que não se importará com o que está acontecendo ao seu redor. Você ficará tão satisfeito com a sua meditação que não terá interesse em mover-se porque a quietude é muito mais doce.

No entanto, se isso não acontecer, se você não conseguir chegar "lá", não tem problema algum, não existe erro, porque você ainda sai da sessão de relaxamento melhor do que quando você entrou.

Você tem que experimentar um estado de alerta repousante e todos os outros benefícios da meditação. Sentar-se silenciosamente nunca é uma perda de tempo.

Então, não jogue tudo para o alto apenas porque sua experiência não foi como você esperava. Tente novamente e novamente. Seja paciente. Os benefícios valerão a pena.

Para o seu sucesso,

Francisco de Paula
Coach Certificado
Proctor Gallagher

P.S. Se você já teve problemas para acalmar sua mente durante a meditação, ou se você nunca meditou antes, criei um áudio maravilhoso que você pode usar para aumentar seu sucesso. Isso irá ajudá-lo a relaxar instantaneamente e começar a colher os maravilhosos benefícios da meditação. Curta isso!